sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Afro Sons, Poética e Movimento

(Todo último Sábado do Mês) 
É um encontro para celebrar nossa africanidade, nossa memória ancestral africana, nossas vivências, nossa irmandade, nossas negras raízes. É um encontro para a vivência e o aprendizado por meio da troca. Troca de sons, te textualidades, de histórias, de estórias, troca de energia.

A proposta é realizar um Afro encontro! Algo comunitário para troca e celebração, onde nossa africanidade esteja em foco e no centro. A ideia é reunir o que temos de valor num encontro que seja formativo para nós e nossas crianças. O objetivo é que este encontro se constitua num espaço de fortalecimento de nossa identidade, de nossa negritude e que a gente possa espiritualmente também se fortalecer nesta troca de energia; ampliar nossos conhecimentos por meio da prática e do contato com as diferentes formas do fazer africano que cada um de nós traz em si.
Muitas/os irmãs/os fazem arte negra de diferentes maneiras, e muitas vezes nos sentimos sós individualmente ou em nossos coletivos e temos poucas oportunidades de trocar ideias e experiências, de nos encontrar para isto. Nossa africanidade nos diz que somos uma comunidade, e que é muito mais difícil para nós resistirmos se nos sentirmos isolados.
Então, este afro encontro é uma proposta de reunião de nossos fazeres artísticos e estéticos e também por isso é um encontro político. É um esforço de resistência, já que nossa arte tem sido nosso principal instrumento de luta!

A ideia deste encontro é inspirada na memória do nosso irmão Daniel Koteban, Daniel Quilombo. A primeira intenção era reunir as pessoas com as quais ele conviveu e para quem ele ensinou saberes africanos, como uma tentativa de mantê-lo vivo, avivando tudo de importante que ele representa. Começamos reunindo o Koteban e o Grupo de Capoeira Quilombo, dois grupos criados por ele e que ele sempre viu como galhos da mesma árvore. Ele sempre desejou dispor de um espaço para que pudéssemos trabalhar juntos e pelos nossos. Quando começamos a pensar em todos que aprenderam algo com ele vimos que ia muito além destes dois grupos e a ideia foi se ampliando...

Humildemente respeitando os planos dos ancestrais, que muitas vezes nos surpreendem, buscamos sabedoria para seguir em frente aprendendo e ensinando a importância de valorizarmos os tesouros que eles nos deixaram como legado. Nosso afro encontro, esperamos, é um meio para isto!

O primeiro foi realizado em maio 2013, para a primeira exibição coletiva do DVD Djandjuma - Nossa Essência, um retrato do trabalho do Koteban, e nem sabíamos o que aconteceria depois. Em Dezembro de 2013 realizaremos a 4a edição!  

Nossa eterna gratidão a todas/todos que acreditam, estão junto de verdade e ajudam a fazer acontecer! 

Força e Fé!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário