terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENCONTRO GRIOTAGEM ENTRE PRETAS E PRETOS - RIO/SÃO PAULO

O que dizer desse encontro?
Maravilhoso, Incrível, Especial, Divino...poderia ficar aqui horas e horas e não encontraria uma palavra para expressar o que foi esse encontro!

Griotagem é um encontro poético que consiste em um espaço para expressão Artística, Politica e Histórica de nós para nós, Pretas e Pretos; defendendo uma proposta de re-africanização, ampliando o contato familiar, as relações de afetividade e a tradição de sentar com sua família para ler uma história, um poema, um texto, uma narrativa...O encontro aconteceu na ultima terça, dia 20 de Dezembro e nós da família Koteban não poderíamos deixar de participar.

Apesar do Griotagem acontecer as 19h o encontro começou a partir do momento em que desembarcamos na rodoviária, ( família Koteban, Juliana Queiroz, Ana Paula Correia e Luan Luando) às 6h45 da manhã, onde nosso irmão Cizinho Afreeka foi nos receber...fomos direto para o espaço onde o encontro acontece... fizemos um café coletivo e os irmãos foram "se achegando"...depois de (re)conhecer os irmãos e bater um longo papo, fomos molhar nossos pés nas águas de Iemanjá ( afinal de contas somos Paulistas e não somos de ferro né rs...) e quando retornamos da praia lá estava o irmão Hugo ( Chad Cosmética Natural ) preparando uma refeição vegetariana maravilhosa que eu nunca pensei que fosse gostar rsrs...muito boa!

Ao longo do dia mais irmãos foram chegando... muita troca de energia, ideias, experiências...antes do sarau começar demos as mãos em uma grande roda e agradecemos aos nossos Ancestrais por nos dar a oportunidade de nos (re)unir de maneira tão esplendorosa!

Cizinho, Mayra, Juliana, Luan, Nina, e outros irmãos nos presentearam com belas poesias...em seguida foi a vez dos irmãos(as) da banda Original Raiz compartilhar conosco seu som, cheio de beleza e atitude (voz linda da irmã, ficamos encantados) e pra firmar ainda mais esse encontro nós do Koteban compartilhamos nosso trabalho de música e dança Madingue (Djandjuma - Nossa Essência de nós para nós) fechando com uma roda onde todos puderam dançar. Foi lindo... mágico...energia pura!

No dia seguinte ainda rolou um almoço vegetariano todo especial na casa dos irmãos(as) Cizinho, Fernanda e sua linda princesa Augusta...tudo muito delicioso!

A volta para Sampa foi difícil, saímos de lá com o coração apertado e os olhos molhados de mar rs... mas com a certeza de que não estamos sós e que precisamos (re)construir nossa comunidade, em nome de nossos ancestrais, por nós, para nós e para os que estão por vir.
Foi maravilhoso ver nossa Kounda (re)unida...nosso povo é lindo demais!!!
Sem palavras mesmo...esse, é o verdadeiro ABRAÇO DA COMUNIDADE.
E como disse nosso querido irmão Luan Luando: VAMOS (RE) CONSTRUIR PALMARES!!!















GRIOTAGEM ENCONTROS: https://www.facebook.com/profile.php?id=100001440757747
DENEGRIR COLETIVO: https://www.facebook.com/profile.php?id=100001354574894
CHAD COSMÉTICA NATURAL :https://www.facebook.com/pages/Chad-a-Natureza-em-toda-sua-Pureza/123928261016423?sk=info
ÉWA IRETI ACESSÓRIOS ARTESANAIS: https://www.facebook.com/pages/%C3%88wa-Ireti-Acess%C3%B3rios-Artesanais/143126849090402?sk=wall

5 comentários:

  1. Lindo post irmã, que felicidade tê-los conosco, precisamos de outros e outros e outros encontros, familia Griotagem agradece o carinho e aprendizado, beijos do tamanho de Africa,
    Nina Silva

    ResponderExcluir
  2. Um encontro marcado pelos nossos ancestrais..irmãos e irmãs toda a gratidão!!!

    ResponderExcluir
  3. Nós é que agradecemos! Está sendo maravilhoso poder (re)encontrar vocês...

    Plenitude!

    ResponderExcluir
  4. Uma emoção genuína!! Lindo!! Encorajador. Sou também grata aos ancestrais por isso.

    ResponderExcluir